A batalha entre grãos inteiros e café já moído provavelmente nunca terá um vencedor definitivo; há dicas e fatos sobre diferentes tipos de moagens e a melhor forma de usar cada um. E claro, existem prós e contras em usar grãos inteiros ou café já moído.
Aqui vão algumas dicas e curiosidades sobre a moagem de café:
1. Grãos Inteiros – Prós e Contras
Os grãos de café inteiros mantêm seu sabor por mais tempo, pois os óleos essenciais dentro do grão não são expostos ao ar. Moer na hora para cada xícara resulta em um café mais fresco e saboroso. Além disso, os grãos inteiros têm uma vida útil muito mais longa, cerca de dez vezes mais que o café já moído, tornando-os possivelmente mais econômicos.
Outra vantagem dos grãos inteiros é que você pode escolher a granulação da moagem, dependendo do resultado desejado. No entanto, você precisará de um moedor de café, o que aumentará o tempo de preparo. Mas sério, o aroma fresco do café vale a espera!
2. Café Já Moído – Prós e Contras
Assim que os grãos de café são moídos, seus óleos essenciais (onde está o sabor e o aroma) se espalham pelo ar. (Por isso cheira tão bem!) Então, naturalmente, esses óleos essenciais que ficam no ar não vão parar na sua xícara. Por consequência, o café já moído tende a ser menos fresco e saboroso. No entanto, se você costuma consumir café rapidamente, o café já moído pode funcionar para você – dizem que você tem cerca de nove dias para manter o café moído fresco depois de abrir o pacote. E claro, o café já moído é mais rápido de fazer e super prático.
3. Moagem do Café
A forma como você mói o seu café faz diferença no sabor. Aqui estão algumas dicas a considerar:
- O quão finamente você mói o seu café determina sua força – grãos moídos finamente produzem um sabor mais concentrado e forte. (O espresso é feito com grãos moídos muito finos.)
- Moagens grossas funcionam melhor para prensas francesas.
- Uma moagem média é ideal para a típica cafeteira de gotejamento, mas dentro da faixa de moagem média, há diferenças sutis que dependem do tipo de filtro que você usa.
- Moagens finas funcionam bem em máquinas de espresso e frequentemente podem ser usadas em cafeteiras de gotejamento também.
- Moagem extra fina é exclusiva para espresso, assim como as moagens super finas. A moagem super fina também pode ser usada em uma cafeteira turca.
4. Métodos Alternativos de Preparo
Existem maneiras interessantes de fazer café em várias culturas e partes do mundo. Na Indonésia, o café é preparado um pouco como chá – água quente é despejada sobre o pó no copo, e o café se assenta lentamente no fundo enquanto o café repousa e esfria. Se você usar uma moagem muito fina para este método, acabará com o que é conhecido no Oriente Médio como “café lama”.
Em países nórdicos e em algumas partes do Oriente Médio, o café às vezes é fervido. Isso resulta em uma bebida mais amarga.
Então, quer você compre grãos inteiros ou já moídos, o café é uma bebida mais versátil do que você pode imaginar! Prepare-se para uma viagem sensorial pelo mundo do café! 😄☕️